sábado, 9 de junho de 2007

13.

O kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objectos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São frequentemente associados à predilecção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada.(...)

Características do Kitsch

  • Princípio de Inadequação: desvio em relação à finalidade, tamanho (abridores de garrafa gigantes), falsificação de materiais (flores de plástico), estilos contextos (anjos barrocos de gesso, para estantes) figurações em objectos utilitários (pêra de cristal, como bomboneira). Funções secundárias que acabam suplantando a função principal, funções múltiplas em um único objecto. A inexistência de uma relação do tema com a estrutura geral da obra.
  • Principio de Acumulação: objectos diversos sem um sentido, que possuem valor emocional e de baixo custo, que vão sendo acumulados sem uma unidade (enfeites de geladeiras, cerâmicas, bibelots).
  • Princípio da Percepção Sinestésica: o maior uso dos sentidos para impressionar o espectador, imagem, som, aromas (cartões de namorados perfumados).
  • Principio de Mediocridade: com tantos artifícios, inadequação, acumulação, percepção sinestésica, o kitsch chega próximo do vulgar, mas essa mediocridade facilita a absorção do consumidor. Nem feiura nem beleza extremas: esses são valores absolutos, que fogem do intuito do kistch.
  • Principio de Conforto: o que não cria problemas agrada; enche a vida da sociedade de consumo de sensações, emoções e pequenos prazeres (objetos quotidianos).

O kitsch está em todas classes sociais; é um elemento de nivelação social e histórico consumido indiscriminadamente por todos. Independente das diferentes possibilidades de status que o objecto kitsch possa suscitar, agrupa-se o kitsch em categorias: religioso (terços saturados de imagens), sexual (canetas com mulheres nuas), exótico (paisagens havaianas, indianas de fundo), doce (anões de jardim), amargo (cobras, esqueletos de plástico fluorescentes), político (insígnias de partidos políticos em porta-chaves) e também as combinações entre estas.

O kitsch se propõe a valores sublimes. A literatura de mau gosto feita com intenções comerciais e que usam o "efeitismo" - o efeito, a emoção sentidos pelo leitor são esperados e iguais. Músicas, novelas e até a arquitectura, quando estão completamente deslocados do ambiente ao redor. (...)

in Wikipédia (adaptado)

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